A.A escreveu:
Quanto a gostar de ver um domínio total da china no tenis de mesa e torcer para que continue assim eu discordo completamente, penso que ter um domínio tão supremo e longo igual ao da China seja ruim para o esporte em si, pois acaba ficando tudo muito previsível e sem graça, pra que ter um campeonato (uma disputa) se nós já sabemos quem vai ser o campeão ???
Antes de qualquer coisa, eu não disse em momento nenhum que torço para que as coisas continuem assim. Muito pelo contrário:
Alcir escreveu:
Se eu gostaria que houvesse alemães, franceses, coreanos, brasileiros, etc., brigando lá em cima? Sim, eu gostaria.
Vc não pode concluir pelo que eu disse a seguir disso que não quero ver ninguém ameaçando a China. Mas que o façam por competência, sempre subindo o nível do esporte. Acho saudável que haja discussão, mas discorde apenas do que eu de fato disse heheheheheh.
A.A escreveu:
O que está faltando no tenis de mesa atual é emoção, maior número de jogadores de outras nacionalidades com possibilidade de ser campeão, elementos que façam o nome campeonato fazer jus ao que está acontecendo, que não seja algo previsível, é como você assistir a um filme já sabendo do fim desde o começo.
Claro que é assim que as coisas vem acontecendo, e que os resultados provam isto, eu concordo plenamente com vc. Mas o que eu quero dizer é: a culpa é dos chineses? Por SEREM BONS??? É isso que relato quando quero dizer que eles estão nivelando o esporte por cima. É claro que esta "falta de emoção" não é o melhor dos cenários, mas se ela está acontecendo, ao menos é porque tem alguém puxando o nível para cima. Então, eu concluo que o tênis de mesa é um esporte em evolução contínua, como poucos esportes no mundo, e tenho MUITO orgulho disso. Admito, isso tem as suas mazelas, como as que vcs estão apontando com razão, mas poderia ser pior: lutar contra a mediocridade.
Enfim, todo mundo está trabalhando para subir e isto começa a mostrar alguns resultados. A França por muitos anos não teve nenhuma representação expressiva, mas fez um bom trabalho de base que começa a fazer brotar sementes. O Japão segue mais ou menos o mesmo caminho. Portugal tem se mostrado numa evolução incrível e com bons atletas de base tb. Nossos atletas tem conseguido boas participações em torneios internacionais (inclusive na base). Os países americanos tb estão mais competitivos, tanto que fomos surpreendidos pelos cubanos nos Panamericanos e os Estados Unidos tb têm apresentado evolução considerável. Logo, quem acompanha um pouco mais de perto os movimentos do esporte percebe que todos estão se mexendo. Talvez isso nunca será o suficiente para alcançar a China (quem poderá dizer?), mas o que fazer então? Vcs acreditam que exista outro caminho justo, e qual seria? Pq eu honestamente não acredito.
Ou isso ou simplesmente o tênis de mesa me encanta de qualquer jeito heheheheheheheheh.
Abraços!!!