Comparação Butterflfy Cypress T-MAX S vs XIOM Katana Platinum

Bom dia pessoal! Sou novo por aqui e gostaria de verficar se alguém pode me falar sobre essas duas raquetes. Para importar pelo E-BAY vejo que existem mais opções de Butterfly e com isso econtro melhors valores para a T-MAX. Alguém poderia traçar o comparativo entre essas duas lâminas? E aproveitando queria saber se existe uma diferença tão grande em relação a qualidade entre a G-MAX e a T-MAX Cypress. Agradeço a todos.

1 Curtida

Vamos começar com um pouquino de embasamento (hahaha):

Se tratando de Hinoki, o mandatório é a qualidade (idade) do mesmo.

O Cipreste Hinoki “verdadeiro”, daí Cypress, proveniente do Japão*, passa a ser usado por volta de 1950; Onde até os anos 2000-05 não era ilegal o corte de árvores “velhas” de Kiso Hinoki, então havia madeiras literalmente feitas, com mais de 360-400 anos (a expectativa de vida é até uns 550-580 anos).

*Ele também pode crescer em Taiwan, Japão, Estados Unidos e Canadá e Vietnã, mas não são “kiso”, afinal kiso é uma cordilheira no Japão. Esses também são usados no TM, geralmente em folhas distintas, e não em folha única, como nas madeiras canetas japonesas.

Hoje em dia, independendemente da aplicação (além do TM) o corte mais precoce é de 150 anos, e o mais tardio é de 350 anos.
Com isso, por questões de escassez da madeira, muitos fabricantes passaram a adotar proporções de qualidades de madeiras em suas lâminas, como no caso da Darker; além das marcas reverem todos os processos de tratamento (secagem, desengorduramento, etc).


Vamos a sua dúvida:
0

De todo modo, o Hinoki em geral é uma madeira relativamente macia, mas ainda adiciona densidade e peso à lâmina. Isso o torna perfeito para jogos ofensivos, contra-ataques perto da mesa, destreza e sensação de controle.


Pensando, nesse caso, em BTY e Xiom:
(Quase todas marcas fazem a mesma coisa, geralmente 3 variações consolidadas de modelos)

  • T = Linha de entrada = madeiras que por algum motivo natural não se enquadram na gama de uso “elevado ou premium”, julgadas como “baio valor de mercado” independente do uso.

-Madeira mais lenta, ideal para iniciantes, boa com borrachas de velocidade intermediária, priorizando o controle.

  • V = Hinoki selecionado = madeira um pouco mais jovem, mas dentro da janela de corte para o uso, mas que não estão em seu mais alto nível natural.
    Passam por “menos cuidados”.

-Madeira ideal para quem já tem experiência e técnicas bem desenvolvidas. Boa com borrachas de média - alta velocidade e de maior dureza, priorizando o controle e feeeling.

  • G e Platinum = Melhor qualidade possível do Hinoki, geralmente árvores mais velhas. Passam pelos melhores tratamentos e processos.

-Madeira muito rápida, foco em velocidade. Ideal para quem já domina o estilo e o esporte. Boa com borrachas de média - alta velocidade.


Quanto à importação da Xiom, vale consultar sites BR especializados em TM, provavelmente você encontra com relativa facilidade. E quanto a BTY, consulte primeiro a BTY BR para verificar quais as disponíveis em estoque, ou se pode ser sob encomenda.

Comprar de sites de fora, principalmente os não especializados em TM, além de todos os riscos, há a taxação da alfândega, o que pode inviabilizar totalmente; mesmo que seja pouca coisa mais caro no BR, vale a pena.

Abs

2 Curtidas

Olá Guilherme,boa noite! Não tenho nem palavras pra agradecer essas informações. Esperava receber resposta, mas superaram as expectativas. Muito obrigado!

Na prática eu poderia considerar a xiom katana Platinum no mesmo nível da butterfly g-max?

2 Curtidas

Sim… ambas são iguais em desempenho.
Como a Xiom e BTY são marcas japonesas nativas, e assinam a fabricação com o “Kiso”, o que pode variar é somente as formas processuais, a qualidade em si é 99.9% a mesma.

Tanto é que em suas respectivas categorias (modelos profissionais de topo de linha) de catálogo são as principais e concorrentes entre si.

Porém achei que a G-MAX tem um pouco mais de precisão em jogadas rápidas (testada com Tenergy 64), mas nada muito significativo para com a Katana Platinum (testada com MX-P).

Não sei seu nível de jogo ou opções de borrachas mas acredito que, seja BTY ou Xiom, entre esses dois modelos, se não tiver um feeling muito alto, a nível profissional, não notará nenhum diferença.

Abs

2 Curtidas

Bom dia, Guilherme! Tudo bem? Qual o peso da Xiom Katana Platinum, que testou com Tibhar Evolution MX-P? Obrigado!

Não tenho o hábito de pesar nenhum material, mas sempre considero ± 6 gramas para materiais de marcas/versões renomadas de mercado e até ±10 gramas para mateiais de possível origem duvidosa (china) se comprado via importação de sites não oficiais (que mesmo sendo legítimos, podem ser “lotes com erros de fabricação” ou de segunda mão sem uma origem comprovada.

Para a Xiom Katana Platinum, usei de referência o peso de catálogo, que são ± 95 gramas.
Em comparação a mesma, testada em épocas diferentes, achei a última um pouco mais leve, acredito que ± 2 gramas… Mas nada que vá fazer muita diferença…

Abs

1 Curtida

Ok, Guilherme! Muito obrigado pela atenção!

1 Curtida